terça-feira, 31 de maio de 2011

Última Exposição Oral - 3º Período

    Hoje concluímos as nossas exposições orais que decorreram  em cada um dos períodos, com presença dos nosso colegas de turma e professora da disciplina.
    Esta apresentação baseou-se na divulgação  do balanço global á cerca do ano lectivo que se irá concluir no próximo dia 9 de Junho.
    Concluímos a nossa apresentação com dois convidados representantes da policia judiciária do nosso local de residência, da qual um dos representantes  concluiu a nossa apresentação mostrando um pouco a realidade de casos de violência e incentivando-nos e informando-nos sobre como denunciar e reagir nestes casos.



Esclarecimento de dúvidas da representante da PJ



Entrega das telas para a sala de interrogatório das vítimas de violência

Um agradecimento especial pela colaboração e deslocamento até á nossa escola por parte da PJ

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mais uma vítima de violência entre jovens

     



       Este é mais um dos casos de violência entre jovens no nosso país, é realmente vergonhoso como duas jovens conseguem praticar tanta violência física desta dimensão. Há que mudar estas mentalidades de que "com a agressão é que se vai longe", ainda para mais nos tempos que correm...parece que voltámos à idade da pedra. Para agravar a situação havia no local testemunhas que viam o que se passava e nada fizeram para impedir. Utilizaram a rede social Facebook para publicarem o vídeo que gravaram no local onde a vítima foi violentada. Pode-se dizer mesmo que a utilização de redes sociais para determinados fins acaba por ter repercussões.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Participa!

            Aula de Defesa Pessoal : Taekwondo
                  Junta-te a nós e vem participar numa aula aberta com um professor de Taekwondo!
                                                              Dia 4 de Junho
                                                       Local:  Ginásio da escola
                                                                  Pelas : 15:15

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Arte Uncovered


Exposição – Arte Uncovered 


Está previsto pelo grupo de trabalho de área de projecto do 12ºF, a abertura de uma exposição que consiste na criação de obras com a temática da violência (doméstica, no namoro e nas escolas) para todos os alunos que frequentam a escola, desde o 3º ciclo ao ensino secundário. Propomos aos participantes as datas de 16 a 27 de Maio para entrega dos trabalhos (é favor de se dirigirem à biblioteca para a entrega dos mesmos) e iremos expô-los de 30 de Maio a 5 de Junho. O local ainda se encontra a definir entre a escola, na sala de alunos, ou o Instituto Português de Juventude.
Em relação ao título da exposição escolhemos ‘Arte Uncovered’, uma vez que como a própria palavra indica esta exposição servirá para desvendar, destapar o tabu da ‘violência’, através de outra linguagem - A arte.
Em termos de apresentação das criações são aceites em qualquer tipo de suporte (bidimensional ou tridimensional), excepto vídeo. Os materiais a utilizar para a concretização do trabalho deixamos ao critério do aluno sendo também aceites trabalhos com recurso à fotografia. As dimensões decididas pelo grupo são no máximo de 50 cm de altura.

domingo, 1 de maio de 2011

Datas: Hoje é dia da Mãe!


Curiosidades:

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.
Dados Históricos: A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.
No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio.
Em Israel o Dia da Mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Um feliz dia da mãe a todas as MÃES DE PORTUGAL!