- Pintura de telas para decorar a sala de recepção às vitimas de violência doméstica:
Colaborar/Intervir num espaço público;
Chocar e sensibilizar o público alvo através de imagens;
Relacionar a Arte e a Violência;
Proporcionar esse espaço num ambiente mais agradável através da sua decoração, não só para quem trabalha nele como também para as vítimas;
Estabelecer um elo entre a problemática da violência, o meio artístico e a comunidade.
- Realização de palestra sobre violência doméstica e no namoro (convidado da APAV):
Sensibilizar/Alertar a comunidade escolar para os perigos da violência; Mudar as mentalidades desta; |
- Visita de estudo à Casa das Histórias Paula Rego:
Dar a conhecer a obra da artísta reconhecida internacionalmente, Paula Rego;
Explorar a simbologia de algumas das suas obras e relacioná-las com a temática em desenvolvimento no projecto;
Combinar a arte plástica e a estética com a temática da violência;
Contribuir para o desenvolvimento do conhecimento cultural da turma.
- Workshop de defesa pessoal:
Aprender técnicas de defesa pessoal; Interagir com o público escolar; |
Construir estratégias e ferramentas de autodefesa que irão contribuir para o aumento da autoconfiança e de competências que poderão ser postas em prática perante situações de ameaça à integridade física de cada um.
- Palestra de final de ano, dada pelo grupo de trabalho acerca do projecto desenvolvido ao longo do ano e se possível um debate para concluir a palestra:
Dar a conhecer os problemas da violência; Sensibilizar a comunidade escolar para os perigos da violência; Arranjar soluções para o problema de bullying na escola; Chocar o público-alvo através das imagens apresentadas; |
Apresentar conclusões tiradas através dos dados recolhidos de questionários sobre a violência nas escolas (cuja fonte é o gabinete de psicologia).