Actividades a desenvolver e seus objectivos

  • Pintura de telas para decorar a sala de recepção às vitimas de violência doméstica:
                     Colaborar/Intervir num espaço público;
                     Chocar e sensibilizar o público alvo através de imagens;
                     Relacionar a Arte e a Violência;
                     Proporcionar esse espaço num ambiente mais agradável através da sua decoração, não só para quem trabalha nele como também para as vítimas;
                     Estabelecer um elo entre a problemática da violência, o meio artístico e a comunidade.
  •  Realização de palestra sobre violência doméstica e no namoro (convidado da APAV): 
  Sensibilizar/Alertar a comunidade escolar para os perigos da violência;

  Mudar as mentalidades desta;

                    Explicar processos e casos de violência, bem como os seus indícios através de uma fonte experiente e profissional.

  • Visita de estudo à Casa das Histórias Paula Rego:
                   Dar a conhecer a obra da artísta reconhecida internacionalmente, Paula Rego;
                   Explorar a simbologia de algumas das suas obras e relacioná-las com a temática em desenvolvimento no projecto;
                   Combinar a arte plástica e a estética com a temática da violência;
                   Contribuir para o desenvolvimento do conhecimento cultural da turma.

  •  Workshop de defesa pessoal:
                 Aprender técnicas de defesa pessoal;
   
     Interagir com o público escolar;
               
               Construir estratégias e ferramentas de autodefesa que irão contribuir para o aumento da autoconfiança e de competências que poderão ser postas em prática perante situações de ameaça à integridade física de cada um.
  •  Palestra de final de ano, dada pelo grupo de trabalho acerca do projecto desenvolvido ao longo do ano e se possível um debate para concluir a palestra:
                   Dar a conhecer os problemas da violência;

                   Sensibilizar a comunidade escolar para os perigos da violência;

                  Arranjar soluções para o problema de bullying na escola;

                  Chocar o público-alvo através das imagens apresentadas;

                    Apresentar conclusões tiradas através dos dados recolhidos de questionários sobre a violência nas escolas (cuja fonte é o gabinete de psicologia).