Na última década, Portugal desenvolveu a sua intervenção na violência doméstica. Distante está o tempo em que esta simples designação suscitava na sociedade portuguesa alguma estranheza. Hoje quase todas as pessoas sabem do que se trata. Porém, tal como nesse tempo, o problema continua actual e aos profissionais que, nas instituições e serviços, atendem as vítimas sentem necessidade de orientação quanto aos seus procedimentos.
Para esses profissionais foi revista e actualizado o Manual ALCIPE, com o apoio do Governo dos Açores (Direcção Regional de Igualdade de Oportunidades – Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social).
Abordando várias formas de vitimação e vários tipos de vítimas, o Manual ALCIPE está, no entanto, especialmente focado nas mulheres vítimas, porque as mulheres continuam a representar uma faixa considerável, ou mesmo maioritária, entre as vítimas de violência doméstica.
O Manual ALCIPE é um desafio a todos os profissionais: desenvolver ainda mais a intervenção junto das vítimas de violência doméstica em Portugal, colhendo os melhores frutos, agora e na próxima década.
Este manual teve a sua apresentação formal no dia 25 de Novembro, no edifício da Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, em Ponta Delgada.
Para melhor conhecer este manual consulte-o online , através do site :
Sem comentários:
Enviar um comentário