segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

IV Plano Nacional contra a Violência Doméstica (2011-2013) aprovado

<>
O IV Plano Nacional contra a Violência Doméstica (2011-2013)  foi publicado em Diário da República. O futuro Plano é estruturado com base nas políticas nacionais preconizadas pelo Governo e de acordo com os contributos obtidos através de Consulta Pública. De entre as 50 medidas constantes do Plano destacam-se a promoção do envolvimento dos Municípios na prevenção e combate à violência doméstica, o desenvolvimento de acções para a promoção de novas masculinidades e novas feminilidades, a distinção e divulgação de boas práticas empresariais no combate à violência doméstica, a implementação do rastreio nacional de violência doméstica junto de mulheres grávidas, a implementação de programas de uma intervenção estruturada para agressores, o alargamento a todo o território nacional da utilização da vigilância electrónica, e a criação do mapa de risco geo-referenciado do percurso das vítimas.


O Plano prevê que sejam implementadas medidas em torno das seguintes cinco áreas estratégicas de intervenção:
i. Informar, sensibilizar e educar;
ii. Proteger as vítimas e promover a integração social;
iii. Prevenir a reincidência - intervenção com agressores;
iv. Qualificar os profissionais;
v. Investigar e monitorizar.

3 comentários:

  1. Colabore ,deixe a sua opinião á cerca do "IV Plano Nacional contra a Violência Doméstica (2011-2013) aprovado ". Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Espero que estas estratégias não sejam apenas um mero documento escrito e que passe á prática o mais depressa possível.

    Leonor Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Vamos ver se no real existe a concretização destes objectivos.

    Bruno Morais

    ResponderEliminar