Dados resultantes de estudos nacionais acerca da violência nos relacionamentos de namoro revelam-nos que 1 em cada 4 jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 29 anos, já foi, pelo menos uma vez, vítima de um comportamento abusivo nos seus relacionamentos de namoro (dados de um estudo realizado na Universidade do Minho em 2008 e coordenado pela Prof. Carla Machado).
Desde 2005 que a APAV tem desenvolvido projectos de prevenção no domínio da violência nas relações de namoro entre os mais jovens, com um enfoque na informação e sensibilização acerca do tema, mas também, na prevenção da violência através da promoção de relacionamentos positivos.
Durante este ano lectivo, cerca de 10 escolas, 30 professores e 700 alunos dedicam 90 minutos semanais ao ensino e aprendizagem de competências para o estabelecimento de relacionamentos interpessoais mais saudáveis.
Os pedidos de ajuda dirigidos pelas escolas para a sensibilização e informação acerca da violência no namoro multiplicam-se todos os anos, designadamente, no dia dos namorados. Num dia em que se fala sobretudo de amor, é importante perceber que, muitas vezes, a confusão entre o afecto e os comportamentos de posse, controlo e ciúme pode conduzir à desculpabilização de actos de violência.
fonte: Apav
Sem comentários:
Enviar um comentário