terça-feira, 19 de outubro de 2010

Bullying ( violência nas escolas )

  Caros visitantes, tendo como iniciativa dar a conhecer , alguns tipos de violência , física e psicológica , deixamos aqui uma pequena demonstração do que é o bullying.
  Sim Bullying , com certeza que já ouviram esta palavra algumas vezes , certo ? Pois bem, existe cada vez mais casos de violência nas escolas , por parte de colegas, crianças e adolescentes , na maioria dos casos.
  É o nosso papel e de todos informarem as pessoas , sobre estes tipos de violência, incentivar as pessoas a ajudar, assim passamos a palavra... critiquem , comentem , discutam o assunto , de maneira saudável. Mas não se esqueçam... Não se calem , não se escondam , não deixem que o medo vos domine a vida.



A violência escolar é uma ameaça às crianças. Bullying é uma palavra inglesa que significa intimidação. Infelizmente, é uma palavra que está em moda devido aos inúmeros casos de perseguição e agressões que se estão detectando nas escolas e colégios, e que estão levando a muitos estudantes a viverem situações verdadeiramente aterradoras.
O Bullying  refere- se a todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adoptadas por um ou mais estudantes contra outro ou outros. O que exerce o "bullying" o faz para impor seu poder sobre outro através de constantes ameaças, insultos, agressões, humilhações, etc., e assim tê-lo sob seu completo domínio durante meses, inclusive anos. A vítima sofre calada na maioria dos casos. O maltrato intimidador o fará sentir dor, angústia, medo, a tal ponto que, em alguns casos, pode levá-los a consequências devastadoras como o suicídio.
  O fenómeno da violência escolar está na ordem do dia e preocupa sociedade civil, a nível global. 30 a 35% das crianças portuguesas foram vítimas deste fenômeno nas escolas. O "bullying" é o que mais preocupa. Não é certo afirmar que a violência escolar tenha aumentado a nível global, porém, existem cada vez mais casos flagrantes de agressões físicas e psicológicas praticadas nas escolas, entre alunos e também contra professores que chegam ao nosso conhecimento através da media.


Caso Leandro , Bullying  ( Caso recente de bullying em Portugal )



Leandro o rapaz de 12 anos de Mirandela que se terá atirado ao Rio Tua depois de alegadas agressões por parte de alguns colegas de escola no passado dia 2 de Março de 2010,foi finalmente encontrado a cerca de 8 a 10 quilómetros do Parque de merendas de Mirandela. O corpo terá sido encontrado por um pescador. O corpo já foi retirado e transportado para a morgue de Mirandela.Os pais do menino já estão na morgue de Mirandela para identificar o corpo.
O caso foi associado por violência escolar e o afogamento da criança,resultado de uma alegada tentativa de suicídio e de alegadas consequentes agressões de que seria vitima na escola.

2 comentários:

  1. Triste realidade... Como é que é possível terem deixado as coisas chegar a este ponto!

    O blog está muito bom :) o tema abordado é muito interessante e infelizmente as pessoas ainda têm vergonha e medo de falar sobre a violência a que muitas vezes são sujeitas...

    ResponderEliminar
  2. Bullying nas escolas, nos locais de trabalho, por vezes entre "amigos" cada vez mais por todo lado na medida em que a sociedade é mais competitiva e os valores do respeito pelos outros são cada vez menos valorizados...

    ResponderEliminar